
Caro(a) munícipe,
Quando iniciámos o mandato tínhamos em mãos, enquanto comunidade, um desafio hoje distante, mas à data bem real: retomar a normalidade depois da pandemia, cujos impactos ainda se sentiam e tinham provocado profundas disrupções na nossa vida coletiva.
A Assembleia Municipal de Odivelas (AMO) não foi exceção. As restrições impostas limitaram a realização das reuniões e a presença dos seus membros no mesmo espaço, suspenderam a possibilidade de visitas, tão necessárias para conhecer a realidade do concelho e das suas instituições, e interromperam projetos que estavam em curso ou em preparação.
Durante este período, assegurámos a continuidade do trabalho, com reuniões mistas, com poucos deputados presentes e a maioria à distância, e com o início imediato da transmissão via plataformas eletrónicas das Sessões, assegurando, por essa via, a participação do público. Um feito só possível porque esse projeto já estava em fase final de testes, mesmo antes da crise pandémica.
Depois da pandemia, retomámos de forma célere e segura a normalidade nas Sessões e das reuniões de comissão, mantendo as tradicionais quatro comissões especializadas e garantindo tempo para um debate político mais alargado do que o legalmente exigido – como é ponto de honra no nosso município.
Não menos importante, mantivemos e melhorámos a transmissão digital das Assembleias, de forma a promover uma democracia mais acessível, informada e participada.
Com este mesmo objetivo, renovámos por completo o site da AMO, hoje muito mais apelativo e funcional, com mais informação para o público e digitalização dos documentos, modernizando o nosso funcionamento e as condições de trabalho dos deputados municipais.
Finalmente, e muito importante: concretizámos ainda projeto há muito desejado mas que a pandemia havia adiado: a Assembleia Municipal Jovem (AMJO). De facto, realizou-se já em 2025, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, uma primeira edição sobre o tema da participação cívica e política, com participação de mais de uma centena de jovens, oriundos da esmagadora maioria dos agrupamentos e estabelecimentos escolares do Concelho. Um ponto alto no último ano do mandato, a continuar e aprofundar no futuro.
Com Responsabilidade, Estabilidade e Confiança elevámos o funcionamento deste importante órgão deliberativo, tornando-o um espaço vivo de debate, de democracia e de participação cívica.
Miguel Cabrita
Candidato à Assembleia Municipal de Odivelas